Pra onde migrar renda fixa devido à baixa remuneração?

Nesse momento, a sua aplicação de renda fixa tradicional está rendendo menos de 2,15% ao ano. Se essa taxa permanecer, isso significa que a sua aplicação vai dobrar de valor depois de 33 anos. E se o dinheiro estiver na poupança, então, você vai precisar aguardar 47 anos pra que isso ocorra.

Então, pra onde eu devo migrar os meus investimentos de renda fixa? E por trás dessa dúvida, está a constante busca do investidor por bons retornos sem abrir mão de uma segurança mínima.

Os juros baixos que temos agora podem te enganar. Primeiro, porque esse rendimento baixo pode não ficar por muito tempo. Segundo, porque ainda temos investimentos de renda fixa, totalmente seguros, rendendo mais do que o dobro da taxa que citei acima. E, terceiro, porque rendimento baixo não pode te empurrar a correr mais risco do que você suporta.

Com isso em mente, eu vou te responder pra onde você deve migrar: bolsa de valores, fundos imobiliários, fundo cambial, ou seja, dólares. Renda fixa indexada à inflação, renda fixa prefixada e títulos de crédito como CDBs, LCs, LCIs, etc. Talvez também investir um pouco no exterior.

O que eu quero dizer é que você, agora, deve ter o mínimo de recursos possível na renda fixa pós-fixada, que é a que está rendendo 2% ao ano ou menos. Só de ir pra uma renda fixa indexada à inflação e com prazo mais longo, a taxa esperada já vai pra mais de 5% ao ano e você dobra o seu capital em 14, ao invés dos 33 anos.

Mas preste muita atenção no que vou escrever agora. O seu investimento em renda fixa pós-fixada, que está rendendo pouco agora, têm duas finalidades: (i) garantir recursos pra emergências e (ii) garantir recursos pra oportunidades. Então, não importa o quanto esse capital está rendendo, pode ser 0% ou 20%. Ele vai ter que estar lá sempre!

Quando algo inesperado acontecer na sua vida, e isso acontece na de todo mundo, você vai tirar dinheiro dessa renda fixa e nem vai olhar pra quanto tava rendendo. E quando a bolsa, os imóveis ou algum outro mercado tiver uma queda forte, e isso também sempre vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, é dessa renda fixa que virá o capital pra comprar barato e te deixar mais rico no futuro.

Então, resumindo, avalie qual é o capital mínimo que você precisa ter pra emergências e pra oportunidades. Esse é o valor que você precisa ter, agora, em renda fixa pós-fixada, seja num fundo DI ou no Tesouro Selic.


Para receber os materiais das aulas e outros conteúdos exclusivos, cadastre seu email abaixo:

.
Compartilhe essa página com os seus amigos investidores: